Inhambane – (18/03/2024) – O Secretário executivo provincial da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM – CS) em Inhambane, Marcelo Caetano, disse que a sua agremiação mantém o apoio incondicional que sempre deu ao INSS, nas diferentes vertentes inter-institucionais, dado que ambos os lados têm trabalhado de forma coordenada em prol dos trabalhadores e dos seus dependentes.
Ainda de acordo com Marcelo Caetano, que falava durante uma visita às instalações do novo edifício da delegação provincial do INSS de Inhambane, na cidade da Maxixe, a OTM-CS está satisfeita com as realizações do INSS na província, ao mesmo tempo que mostrou a disponibilidade da sua organização para apoiar o INSS na campanha de sensibilização para o pagamento de contribuições, incluindo dos trabalhadores por conta própria, em curso desde o dia de 11 de Março e cujo término está previsto para 24 de Abril do ano corrente, em todo o país.
O dirigente sindical de Inhambane igualmente manifestou disponibilidade da sua organização em cooperar com o INSS e com outras estruturas competentes para sanar certas situações que prejudicam os trabalhadores, como é o caso de empolamento de salários e das simultaneidades, perpetrado por alguns contabilistas ou prestadores de serviços de certas empresas, em prejuízo da massa laboral.
Ainda dentro dos propósitos da vista, a OTM em Inhambane aproximou-se do INSS para se inteirar das actividades realizadas e de potenciais dificuldades enfrentados por esta instituição, no que concerne à inscrição de trabalhadores, tanto no regime de outrem, como no de conta própria, para além da situação sobre a canalização de contribuições junto ao sistema de segurança social obrigatório, gerido pelo INSS.
A delegada provincial do INSS aproveitou o momento para familiarizar com a visita o balanço das actividades desenvolvidas durante o exercício económico de 2023, o plano para 2024 e as realizações referente ao mês de Janeiro de 2024. De acordo com a delegada do INSS em Inhambane, Rabia Abacar, sendo a sua instituição gerida de forma tripartida, é sempre importante a troca de informações, de forma a atingir os objectivos comuns, estando alinhados.
Rabia Abacar descreveu a ocasião de ímpar, porque contribuiu para o fortalecimento da parceria existente, que só contribuirá para o alcance das metas do presente quinquénio.