Manica – (21/09/2023) – O Secretário de Estado na província de Manica, Stefan Dick Kassotche Mphiri, inaugurou, na Quarta-feira, 20 de Setembro, o posto de atendimento do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Guro, província de Manica, construído de raiz no quadro da estratégia de expansão dos serviços prestados pela instituição, abrangendo até os utentes mais distantes, sobretudo os localizados em regiões onde ainda não se encontram implantadas infra-estruturas para o efeito.
Trata-se de uma infra-estrutura moderna e resiliente, erguida num terreno de 300m2, com uma área construída de 51m2, compreendendo um conjunto de infra-estruturas e serviços adjacentes, cujo custo foi de cerca de 10 milhões de meticais.
Discursando no acto da inauguração, o Secretário de Estado na província de Manica disse que a inauguração daquele posto de atendimento do INSS em Guroresulta da aposta do governo, visando aproximar, cada vez mais, os serviços públicos junto dos cidadãos, no seguimento do Programa Quinquenal do Governo (PQG) – 2020/2024, no que diz respeito, especificamente, ao INSS.
Para Dick Kassotche, esta aproximação dos serviços públicos ao cidadão é no âmbito da materialização desse Programa Quinquenal do Governo, que visa facilitar a vida dos cidadãos, numa visão clara de que a provisão da Protecção e Segurança Social é um dos pressupostos básicos para o bem-estar e o futuro dos cidadãos.
O Secretário de Estado na província espera, por outro lado, que com esta infra-estrutura em Guro haja uma massificação na adesão ao Sistema de Segurança Social, por parte de empresas e os seus trabalhadores, bem como os trabalhadores por conta própria, incluindo os funcionários e agentes do Estado que também devem ser inscritos e canalizarem as suas contribuições, como garantia no acesso às prestações pagas pelo INSS, bem assim garantir a sua protecção social para o futuro.
Daí que recomendou aos gestores e funcionários do INSS para que se assegure e se paute pela conservação e valorização permanente das instalações, de forma que também sirvam às gerações vindouras, o que passa, necessariamente, pela adopção do princípio da manutenção regular para evitar as grandes reabilitações que podem onerar, grandemente, ao Estado. À toda comunidade utente dos serviços no distrito, às autoridades locais, bem como à população em geral, Kassotche apelou para que assumam as infra-estruturas como um ganho não só de Guro, mas de todos os moçambicanos, pois “esta Infra-estrutura é vossa, é nossa e, cuidemos dela”, disse.
A construção de postos de atendimento aos utentes do sistema da segurança social obrigatória, gerido pelo INSS, importa salientar, está a acontecer um pouco por todo o país, com o objectivo de facilitar o atendimento ao público das zonas ou locais onde os serviços da instituição ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações próprias ou cedidas por terceiros.
Para além do crescimento infra-estrutural, a modernização da segurança social obrigatória em Moçambique, particularmente à informatização geral dos seus serviços, com o objectivo de aproximar os serviços aos utentes, também afigura-se como uma prioridade do governo na criação de condições que permitam uma maior celeridade no atendimento aos beneficiários e aos contribuintes, que são, na verdade, os donos do sistema gerido pelo INSS.