MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


 

Província de Maputo – (08/03/2023) – O INSS irá actualizar o sistema de gestão Minimal, usado na sua gestão administrativa e financeira e recursos humanos, que está a ser implementado desde o ano de 2004, por considerar que o mesmo contém aspectos que estão em desuso, tendo em conta a dinâmica do mercado e a evolução tecnológica registada ao longo do período em alusão.

 

Para o efeito, a instituição está a capacitar, nesta Terça-feira e Quarta-feira, na localidade da Ponta D’Ouro, distrito de Matutuine, província de Maputo, mais de 60 técnicos provenientes de todas as províncias e de diversificados sectores dos serviços centrais, que estão ligados, entre outras, às áreas financeira, administrativa e recursos humanos, de forma a fazer um levantamento prático dos aspectos essenciais que carecem de actualização.

 

O sistema Minimal faz parte de um conjunto de infra-estrutura tecnológica, composta por diversos aplicativos, como servidores, dispositivos de comunicação e telecomunicações.

 

Segundo o director da área da Administração e Finanças do INSS, Jaime Nhavene, falando em representação da Direcção-Geral da instituição, o curso de capacitação da Ponta D’Ouro é deveras importante, não apenas para a instituição, mas, sobretudo, para os que lidam com o sistema no dia-a-dia profissional.

 

Para Nhavene, que é o principal gestor do Projecto Minimal, pela parte do INSS, este apoia a gestão na tomada de decisão, através da extracção de informação importante para o efeito. A última actualização do sistema Minimal aconteceu em 2011, ou seja, há cerca de 12 anos, razão pela qual há necessidade de actualizá-lo, de forma a permitir que as funcionalidades actuais, que se apresentam com algum desajustamento,  sejam corrigidas e acrescidas funcionalidades para completar os processos de gestão das áreas que operam o sistema.

 

O seminário que está a decorrer em Matutuine, para além dos gestores e outros quadros do INSS a diversos níveis, conta com os consultores da empresa Minimal, de Portugal, liderada pelo Eng⁰ Alexandre Fernandes, bem como a sua representante em Moçambique.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content