MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Gaza – (18/10/2022) – Técnicos que exercem actividades nas áreas de gestão, contabilidade e participações financeiras do INSS, estão a ser formados desde Segunda-feira, 17 de Outubro, no distrito de Bilene, em Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro.

 

 

Trata-se da capacitação, que encerra o ciclo de formação, iniciado no mês de Setembro, onde já foram formados dois grupos de técnicos, o primeiro no distrito de Matutuine, na província de Maputo e o segundo em Cahora Bassa, na província de Tete.

 

No evento, que termina no dia 22 de Outubro, participam o Chefe do Departamento de Gestão Financeira e Contabilidade, assim como chefes de Administração e Finanças das Províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Tete, Nampula, Zambézia, Niassa, Cabo Delgado e Cidade de Maputo, bem como técnicos de diferentes áreas a nível central e provincial.

 

Falando na abertura do evento, o Director de Administração e Finanças, Jaime Custódio Nhavene referiu que a formação reveste-se de extrema importância, uma vez que irá promover um desenvolvimento profissional e actualização de práticas contabilísticas, bem como a partilha e troca de experiências na percepção e interpretação dos conteúdos que serão abordados.

 

Destacou a necessidade de se harmonizar as ferramentas no seio dos funcionários do INSS, com vista a ampliar-se a visão e coerência no trabalho, tendo em vista a melhoria na prestação de serviços aos utentes do Sistema.

 

“Com esta formação, o INSS pretende potenciar o desempenho técnico profissional dos funcionários que lidam com o registo das transações, tais como contribuições, prestações, investimentos e outras operações correntes”, referiu.

 

Deu a conhecer que mais de 100 funcionários a nível nacional foram contemplados pelas três formações em Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro.

 

A formação, a semelhança dos dois primeiros, está a ser orientada por um quadro da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content