MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Cabo Delgado – (16/08/2022) – O Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, destacou a importância de mais empresas e trabalhadores, incluindo os Trabalhadores por Conta Própria (TCP), contribuírem para o Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem o acesso aos benefícios previstos.

 

O Presidente da República fez o apelo durante a inauguração, esta Segunda-feira, do edifício da delegação distrital do INSS, na vila sede do distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado, construído de raiz no quadro da política de desenvolvimento imobiliário do INSS.

 

Segundo destacou o estadista moçambicano, o Sistema de Segurança Social concede vários benefícios aos trabalhadores, tendo apontado, a título de exemplo, os subsídios por doença e por maternidade, as pensões por invalidez e por velhice, assim como os subsídios por morte, de funeral e a pensão de sobrevivência, que são pagos aos familiares do trabalhador ou pensionista falecido.

 

Filipe Jacinto Nyusi referiu que as instalações vão permitir que os utentes do Sistema de Segurança Social beneficiem de um atendimento de qualidade, sem ter que se deslocarem à sede da Delegação Provincial, na Cidade de Pemba, que dista a cerca de 40 quilómetros, para obterem serviços de Segurança Social. 

 

Com a inauguração do empreendimento de Metuge, o INSS em Cabo Delgado passa a contar com a segunda delegação distrital construída de raiz, depois do edificio de Montepuez. As novas instalações vão servir, para além de contribuintes, beneficiários e pensionistas de Metuge, dos distritos circunvizinhos, caso de Quissanga.

 

Na província de Cabo Delgado, segundo deu a conhecer o Chefe do Estado serão construídos, nos próximos tempos, instalações que vão albergar os serviços das delegações distritais de Palma e Mocímboa da Praia, assim como o posto de atendimento de Quissanga.

 

Como desafios visando o melhoramento da actuação do INSS, Filipe Jacinto Nyusi apontou para a necessidade de se aprimorar, com rigor, os mecanismos de recuperação da divida de contribuições junto de empresas devedoras, como forma de proteger os trabalhadores, sofisticar cada  vez mais o sistema de gestão corporativa e consolidar o processo de modernização e informatização do Sistema de Segurança Social.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content