Sofala – (08/07/2022) – A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, lançou, esta Quinta-feira, 7 de Julho, na cidade da Beira, a primeira-pedra para construção do edifício sede da delegação provincial do INSS.
Trata-se de uma infra-estrutura de dois pisos, sendo uma parte do edifício para o funcionamento dos serviços do INSS e a outra para o arrendamento, de forma a assegurar-se o retorno do investimento a ser aplicado na empreitada”.
Discursando no acto, a Ministra de Trabalho e Segurança Social destacou que a construção daquele e de outros empreendimentos permitirá a criação de mais postos de trabalho, o que irá contribuir, por conseguinte, para combater a pobreza, um dos principais desafios do governo moçambicano.
No âmbito da aproximação dos serviços do INSS aos utentes da província de Sofala, está igualmente em curso a construção do posto de atendimento de Chemba, e ainda neste ano, vai-se dar o início das obras dos postos de atendimento de Caia e Muxungué, no distrito de Chibabava, bem como iniciar a construção das instalações que vão albergar os serviços da delegação distrital de Nhamatanda.
Ainda no quadro da criação de condições para o atendimento condigno e merecido aos contribuintes, beneficiários e pensionistas, Margarida Talapa anunciou que em 2023, seguir-se-á a construção de um posto de atendimento na vila sede de Maríngwè e duas delegações distritais, uma em Gorongosa e outra no distrito da Beira; e em 2024, contar-se-á com mais um posto de atendimento em Mafambisse, distrito de Dondo.
O Sistema de Segurança Social em Sofala conta com mais de 300.000 beneficiários, incluindo os Trabalhadores por Conta Própria e cerca de 14.000 contribuintes inscritos, bem como mais de 19.000 pensionistas.