MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Tete – (06/07/2022) – A Delegação Provincial do INSS e os governos distritais estão a consolidar a articulação institucional, com o objectivo de levantar a consciência de mais cidadãos a aderirem ao processo de inscrição no Sistema de Segurança Social, visando a salvaguarda do seu futuro social e dos seus dependentes.

 

Para o efeito, um trabalho no terreno, encabeçado pelo respectivo delegado provincial do INSS, Daniel Manuel Simbanai, já foi lançado, através de contactos e encontros com os administradores distritais, directores de serviços de actividades económicas, representantes do sector privado (CTA), dirigentes sindicais (OTM-CS e CONSILMO), assim como outros actores do mercado local e agentes económicos dos distritos de Macanga, Tsangano e Marara, com o objectivo de definir mecanismos conjuntos, através do envolvimento destes, na mobilização de empresas e trabalhadores para a sua inscrição no sistema de segurança social.

 

Por outro lado, a Delegação Provincial do INSS em Tete está a intensificar acções visando a interpelação de empresas para inscreverem os seus novos beneficiários e de trabalhadores omissos nas empresas que já estão inscritas, facto que está a resultar no alcance das metas durante o I Trimestre do ano em curso.

 

O INSS espera, com este processo, o aumento do nível de consciência e de conhecimento, no seio da liderança local, sobre a Segurança Social e, com isso, atingir mais trabalhadores que exercem as suas actividades em diversas áreas de actividade, com destaque para os que actuam no sector informal, tanto nas suas comunidades, como nos locais de trabalho, com vista a garantir o seu próprio futuro e dos seus familiares ou dependentes.

 

O INSS em Tete possuia até Maio último, 7.212 empresas (contribuintes) inscritas, com 117.158 trabalhadores (beneficiários), dos quais 1.825 são Trabalhadores por Conta Própria (TCP). A província conta, ainda, com 3.757 pensionistas, entre os quais 1.023 por velhice, 2.699 de sobrevivência e 35 por invalidez. Em termos de metas, a província planificou inscrever 673 contribuintes, 7.621 beneficiários e 240 TCP.

 

A Delegação Provincial do INSS de Tete tem, para além da cidade capital provincial, três delegações distritais, nomeadamente em Moatize, Angónia e Cahora-Bassa. A Delegação Distrital de Cahora-Bassa, localizada na vila sede de Chitima, assiste, igualmente, os distritos de Marávia, Zumbo e Mágoe.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content