Maputo – (18/03/2022) – Técnicos informáticos do Tribunal Administrativo (TA) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) estiveram reunidos esta Sexta-feira, 18 de Março, na cidade de Maputo, para uma troca de exsperiência em matéria de digitalização de sistemas.
Com o objectivo de colher subsídios sobre a matéria, sobretudo em termos de equipamentos recomendáveis para o efeito, uma equipa de técnicos do Tribunal Administrativo, nomeadamente da Direcção de Sistemas de Informação e Comunicação e do Departamento de Sistemas de Informação, visitaram a sede do INSS e a Delegação da cidade de Maputo, onde se inteirou do funcionamento do sistema de Informatização e controlo de qualidade de documento, através da gestão electrónica documental (GED), bem como sobre a entrada de documentos no balcão de atendimento ao público.
O Chefe do Departamento do Seguro Social na Delegação da Cidade de Maputo, Johar Gairate, disse, na ocasião, que graças à informatização do sistema os processos no INSS passaram a ter uma demora média de resposta entre 2 e 15 dias, dependendo do fluxo do expediente diário, cujo processo de tratamento dos documentos compreende a entrada no balcão de atendimento ao público, passando pela análise processual, até ao despacho.
O Tribunal Administrativo aprovou, recentemente, o seu Plano Estratégico para o período de 2022 a 2025, sobre o processo de digitalização de documentos produzidos e existentes no arquivo.