Zambézia – (27/12/2021) – 41 pescadores da localidade de Muôloa, Posto Administrativo de Nante – Baixo Licungo, no distrito da Maganja da Costa, foram inscritos no Sistema de Segurança Social, através do regime dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP).
A inscrição daquela comunidade pesqueira aconteceu na sequência da palestra realizada, há dias, por uma comitiva da delegação provincial do INSS e da direcção provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas da Zambézia.
Na ocasião, os pescadores congratularam o INSS pela sua inscrição no Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem a protecção social.
A actividade pesqueira constitui uma das profissões com maior risco de acidentes de trabalho, que resultam em morte em alto mar, por isso, segundo destacou a presidente do Conselho Comunitário de Pesca de Muôloa, Sofiane Lunali Nuri, a sua inscrição no Sistema de Segurança Social é importante, porque vai garantir a protecção dos pescadores e das suas famílias.
Ainda no âmbito das acções de sensibilização para a inscrição no Sistema, já foram abrangidas 4 associações que resultaram na inscrição de 113 pescadores, maioritariamente jovens residentes nas zonas costeiras, onde a pesca é a actividade principal para a sobrevivência das comunidades locais.
A Delegação Provincial do INSS da Zambézia pretende abranger todos os distritos costeiros onde é desenvolvida a actividade pesqueira, com vista a inscrever maior número de pescadores no Sistema de Segurança Social.