Cidade de Maputo ˗ (15/11/2021) ˗ O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, quer um maior empenho por parte de todos os funcionários para a superação, no ano de 2022, dos últimos dois exercícios económicos, assim como a elevação da qualidade dos serviços prestados aos utentes do Sistema de Segurança Social.
“Os resultados apresentados do último exercício são, no geral, positivos e encorajadores, todavia desafiam-nos a nos empenhar cada vez mais para superar os exercícios económicos de 2020 e 2021 em 2022, elevando paralelamente a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos utentes”, destacou.
O PCA do INSS fez este pronunciamento na Sexta˗feira, dia 12 de Novembro, no encerramento da Reunião Nacional do INSS, evento, de dois dias, que decorreu sob o lema “Modernizar para Melhor Servir” e que juntou membros do Conselho de Administração e da Direcção-Geral, chefes de departamento central, delegados provinciais e outros quadros do INSS.
Kabir Ibrahimo referiu que os avanços registados desde a criação do Sistema e do INSS devem servir de reflexão para a adopção de medidas que concorram para uma maior sustentabilidade da Segurança Social.
“Assinalamos este ano de 2021, 33 anos da criação do INSS e 32 anos da criação do Sistema de Segurança Social Obrigatória. Estes factos são motivos de reflexão sobre o que pretendemos que seja o INSS nos próximos anos, sempre tendo como foco os nossos utentes que são a razão da existência do Sistema, bem assim do INSS e que se exige dos seus administradores, uma gestão sempre responsável e transparente e sobretudo que garanta a sustentabilidade financeira, a médio e longo prazos”, anotou.
A Reunião Nacional do INSS analisou e discutiu, dentre vários aspectos, documentos de extrema importância estratégica para a instituição, como é o caso das propostas do Plano de Actividades e Orçamento e o Programa de Acção Sanitária e Social do INSS para 2022, desafios de Informatização, plano de expansão territorial e processos judiciais relacionados com o património.
Para que as actividades constantes do plano da instituição, as estratégias e desafios colocados se transformem em sucesso, o dirigente apelou para uma maior dedicação e entrega por parte do Conselho de Administração, da Direcção Geral e dos funcionários do INSS.
Desafiou ainda a toda comunidade do INSS para o cumprimento das recomendações da Reuniao Nacional, assim como do plano de actividades e orçamento do presente ano, bem como de 2022.
Recomendou ainda para a intensificação da actividade de cobrança da dívida de contribuições em conjunto com a Inspecção Geral do Trabalho e o reforço da colaboração institucional com os órgãos de administração da justiça e os parceiros sociais; o melhoramento do atendimento aos utentes do Sistema; a rentabilização dos investimentos realizados e a realizar e o maior empenho para o alcance das metas no que tange à inscrição de contribuintes e beneficiários, bem como de Trabalhadores por Conta Própria.