Tete – (14/04/2021) – 17 jornalistas de diferentes órgãos de informação baseados na cidade de Tete foram esta Quarta-feira capacitados em matérias de Segurança Social, numa acção levada à cabo pela delegação provincial do INSS.
A capacitação, de um dia, teve como objectivo munir aqueles profissionais da comunicação social de ferramentas que visem melhorar a abordagem informativa ou noticiosa em matérias de Segurança Social Obrigatória.
Falando durante o encontro, o delegado provincial do INSS de Tete, Daniel Manuel Simbanai, sublinhou a importância da capacitação daquele grupo de profissionais, por se tratar de parceiros incondicionais no âmbito da educação e divulgação de matérias relativas ao Sistema.
Acrescentou que com a formação, os jornalistas poderão actuar ou estar, cada vez mais, sólidos na sua abordagem, do ponto de vista de quantidade e qualidade, sobretudo ao difundir a informação com um total domínio temático e legal, não apenas junto dos beneficiários e contribuintes, como também do público em geral.
O Secretário Provincial do Sindicato Nacional de Jornalistas em Tete, Amarildo Aires Romão, saudou a iniciativa do INSS, tendo referido que a capacitação irá permitir que os jornalistas se actualizem e tenham conhecimento sobre o funcionamento da Segurança Social, o que concorrerá para a produção de informação de qualidade.
Por sua vez, a Chefe de Departamento do Trabalho e Segurança Social, em representação do Director dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho de Tete, Páscoa Magaço Bola, disse que a capacitação reveste-se de capital importância, uma vez que permitirá melhor abordagem dos assuntos relacionados com a Segurança Social por parte dos jornalistas.