MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Cabo Delgado – (26/03/2012) – Os pescadores do distrito costeiro de Metuge, na Província de Cabo Delgado, estão a ser mobilizados para a inscrição no Sistema de Segurança Social, por forma a garantirem a sua protecção social.

 

 

Para o efeito, o governo do distrito de Metuge, que dista a cerca de 40 quilómetros da cidade de Pemba, a capital provincial de Cabo Delgado, comprometeu-se, na semana passada, durante a visita de uma equipa chefiada pelo delegado provincial do INSS, Chomar Selemane, a multiplicar as acções de mobilização dos pescadores para a sua inscrição no Sistema de Segurança Social.

 

Segundo o substituto do Administrador de Metuge, Anastácio Fai Jamal, o governo distrital fará um esforço e dará apoio incondicional ao INSS no processo de sensibilização, visto que tal representa uma grande contribuição para o desenvolvimento daquela região, cuja presença dos trabalhadores no Sistema de Segurança Social ainda não satisfaz.

 

Destacou a necessidade da realização de um trabalho coordenado entre o INSS e o governo local nas áreas de actividade do distrito, com destaque para a pesca, que emprega muitas pessoas que exercem actividade por conta própria.

 

Metuge, que conta actualmente com cerca de 90 mil habitantes, é um distrito em franco crescimento, estando a beneficiar, de um tempo para cá, de diversificadas infra-estruturas sociais e económicas, como são os casos de serviços básicos, para além de já contar com serviços bancários, desde o ano passado, no quadro da iniciativa presidencial de ”um distrito, um banco”.

 

O distrito possui um grande potencial de trabalhadores que se dedicam à actividade piscatória, para além da agricultura, pecuária e o comércio informal, razão pela qual o INSS quer capitalizar a região, através de uma presença articulada, com vista a integrá-los no Sistema de Segurança Social.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content