MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (29/10/2020) – A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, insta ao Conselho de Administração (CA) do INSS para garantir a implementação de políticas que assegurem a sustentabilidade do Sistema de Segurança Social.

 

 

O CA deve ainda, segundo Margarida Talapa, assegurar o cumprimento das metas do Programa Quinquenal do Governo e dos Planos Económicos e Sociais, assim como monitorar a execução do Plano de Investimento, sobretudo no domínio da construção de infra-estruturas, visando garantir que as mesmas tenham qualidade, custos comportáveis e rendibilidade.

 

A governante fez estas recomendações na manhã desta Quinta-feira, em Maputo, durante a tomada de posse dos administradores do CA do INSS e de outros quadros da instituição.

 

“O CA INSS inicia as suas funções numa altura desafiante para a nossa economia, devido a pandemia da COVID-19, sendo importante que se reinvente na forma de actuação, devido ao facto de muitas empresas terem interrompido as suas actividades, e por conseguinte a canalização das contribuições ao INSS, situação que prejudica os seus trabalhadores em caso de qualquer eventualidade”, orientou.

 

A Ministra do Trabalho e Segurança Social destacou que os desafios do INSS devem estar cada vez mais virados na procura e execução de medidas que permitam que a instituição cumpra com a sua missão social, de servir cada vez mais e melhor os utentes do Sistema.

 

“Mudar a imagem do INSS deve ser assumido por todos nós, desde a tutela, PCA, Conselho de Administração, Direcção a todos os níveis, até aos demais funcionários”, acrescentou.

 

Para membros do CA, tomaram posse Emídio Mavila, representante da Ministra do Trabalho e Segurança Social; Adelino Buque e Prakhash Prehlad, administradores em representação dos Empregadores; Gonçalvez Zitha e Damião Simango, em representação dos Trabalhadores e Fortunato Albrinho, em representação do Estado.

 

Este acto acontece um dia após a tomada de posse do Presidente do Conselho de Administração (PCA), Kabir Fahar Ibraimo, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário. 

 

A Ministra do Trabalho e Segurança Social empossou ainda Hemenegilda Maria Carlos para directora de Seguro Social, enquanto para o cargo de delegado provincial, tomaram posse Paulo Sérgio Brito dos Santos-Província de Maputo; Jaime Zinhane Chicamisse-Sofala; Flor Bela da Conceição Chibique-Manica; Daniel Simbanai-Tete e Edson Célio de Purificação Domingos-Niassa.

 

Aos empossados, Margarida Talapa apelou para que promovam um bom ambiente de trabalho, valorizem os quadros da instituição, primem pela boa gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros e melhorem continuamente a qualidade de serviços prestados, através da fixação e atribuição célere das pensões e subsídios.

 

Recomendou-os ainda para que garantam o cumprimento e respeito escrupuloso dos instrumentos normativos no processo de recolha de contribuições e pagamento de prestações; redobrem os esforços com vista a cobrança da dívida de contribuições para não comprometer o futuro dos trabalhadores inscritos e suas famílias e pautem pela contenção das despesas, pela transparência e legalidade nos processos de empreitada e aquisição de bens e serviços para a instituição.

 

Ainda esta Quinta-feira, o Director Geral do INSS, Joaquim Siúta, empossou Geraldo Calisto José Rivano para o cargo do chefe de Departamento de Património e Participações Financeiras.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content