Zambézia – (29/10/2018) – Mulheres empresárias e empreendedoras enaltecem o papel do INSS na sociedade, enfatizando as acções de modernização e informatização dos serviços em curso visando facilitar o dia-dia dos utentes do Sistema de Segurança Social.
O sentimento foi manifestado, há dias, na cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, no quadro do workshop Business M+, promovido pela Federação Nacional de Mulheres Empresárias e Empreendedoras (FEMME).
O encontro tinha como objectivo capacitar as mulheres empresárias e empreendedoras em gestão de negócios, formalização e organização estrutural das empresas, cujo processo passa necessariamente pela sua inscrição como contribuintes e beneficiárias do Sistema de Segurança Social.
A Delegação Provincial do INSS da Zambézia falou, durante a reunião, da Segurança Social, desde o processo de inscrição, declaração das remunerações e pagamento das contribuições, assim como dos requisitos para o acesso aos benefícios do Sistema.
A vice-presidente da FEMME, Sofia Cassamo, afirmou que a capacitação suplantou as espectativas em termos do número e qualidade de participantes, “visto que 31 mulheres participantes provenientes dos distritos de Quelimane, Nicoadala, Namacurra e Mocuba já podem falar da Segurança Social com mais propriedade e disseminar os ensinamentos adquiridos”.
O Business M+ é um workshop vivencial de mulheres para mulheres, onde ao longo de 3 dias as participantes têm acesso a ferramentas e competências necessárias para desenvolverem os seus negócios e torná-los sustentáveis.