Maputo – (11/08/2016) – Os parceiros sociais, nomeadamente o movimento sindical e empregadores, mostraram-se satisfeitos pelas reformas que vem sendo introduzidas na gestão do INSS.
Segundo defendem os representantes daquelas organizações, a reforma dos instrumentos de gestão, ainda em curso, a melhoria das condições dos locais físicos de atendimento, a modernização e informatização do Sistema, tem sido fundamentais para melhorar o atendimento dos utentes e beneficiários.
“ Registamos com satisfação o trabalho que está a ser desenvolvido pelo INSS, visando servir melhor os seus contribuintes e beneficiários. A construção e devido equipamento dos locais próprios de atendimento, são acções que o INSS está a concretizar para o bem dos utentes do Sistema”, defendeu Samuel Matsinhe, Presidente da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), intervindo na cerimónia de abertura da Reunião Nacional do INSS, evento que decorre desde ontem em Maputo.
Intervindo igualmente no encontro, o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, congratulou o trabalho levado à cabo pelo INSS, tendo desafiado a instituição a melhorar em outras áreas de actuação.
“ O INSS na qualidade de entidade gestora de fundos de previdência social obrigatória é também desafiada a colocar os instrumentos de gestão que primam pela transparência e eficiência de gestão, cultura de bem servir ao cidadão que no final de contas é o dono do Sistema”.
Para o Secretário Geral da Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), Jeremias Timana, o INSS tem sabido implementar as decisões que tem sido recomendadas pelos parceiros sociais, facto que se traduz na melhoria dos serviços prestados pela Segurança Social.
“Formulamos votos de encorajamento ao Conselho de Administração, a Direcção Geral e a todos os funcionários que tem sabido implementar as decisões que são recomendadas no sentido de conduzir a tão difícil tarefa de modernizar para melhor servir”, concluiu.