MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (23/02/2016) – O Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, defendeu hoje, em Maputo, que a Política de Investimentos, actualmente em revisão, permitirá uma melhor abordagem das aplicações financeiras da instituição.

 

 

O Director Geral do INSS fez este pronunciamento durante a conferência de imprensa concedida aos jornalistas de diferentes Órgãos de Comunicação Social, com o objectivo de dar a conhecer as acções em curso no quadro dos investimentos realizados pela instituição.

 

Na ocasião, Alfredo Mauaie referiu-se que, em paralelo com a revisão da Política de Investimento, decorrem acções visando tornar  actuais investimentos da instituição rentáveis à luz dos princípios de liquidez e segurança.

 

“A Política de investimentos do INSS é instrumento que vai permitir estabelecer balizas e melhor organização das aplicações financeiras da instituição. Não obstante, enquanto decorre este processo, definimos alguns aspectos importantes a observar, tais como a necessidade de diversificar e dispersão dos investimentos do INSS visando a mitigação dos riscos”, disse.

 

Recordou na ocasião que, não obstante os investimentos serem de grande impacto na arrecadação de receitas para o INSS, a instituição continuará comprometida em cumprir com o seu objecto, que é o pagamento de prestações.

 

Nestes termos, o Director Geral do INSS garantiu estarem em curso estudos visando gestão do património imobiliário de forma indirecta.

 

“O objecto do INSS é garantir o pagamento de prestações. Os investimentos são um suporte para garantir que a instituição cumpra com o seu objecto. O INSS não pode fugir daquilo que é o seu foco, que é garantir o pagamento de prestações, daí que estamos a avançar para que, em relação àquilo que são os investimentos na imobiliária, encontrarmos parceria para a administração indirecta do património do INSS”, concluiu.

 

O INSS é a entidade gestora do Sistema de Segurança Social Obrigatória em Moçambique, contando actualmente com mais de 1.300.000 beneficiários (trabalhadores), mais de 70.000 contribuintes (empresas) e mais de 46.000 pensionistas.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content