Maputo – (21/12/2015) – A Secretária Permanente (SP) do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), Abiba Tamele, aponta como um dos desafios para o novo Director-Geral do INSS, Alfredo Mauaie, a inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP).
Segundo ela, uma vez aprovada o Diploma Ministerial nº 105/ 2015, de 27 de Novembro, que determina os requisitos para a inscrição dos TCP, o INSS deve-se organizar com vista a inscrever os trabalhadores abrangidos por aquele regime da Segurança Social.
Apelou ainda para que o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos seja implementado com clareza, evitando-se o “nepotismo e amiguismo”.
A SP do MITESS, que falava na Sexta-feira última, no acto de apresentação e início de funções do Novo Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, recordou que o INSS é guardião dos valores que os trabalhadores e empregadores descontam para a Segurança Social, apelando, por isso, para que paute por uma gestão transparente.
“Os utentes devem ser acarinhados e tratados com cortesia. Quando apresentam preocupações devem ser respondidos com clareza, pelo que a instituição deve imprimir maior dinamismo no atendimento público”, apelou.
Apelou aos funcionários do INSS a colaborarem com o novo dirigente para que os objectivos da instituição sejam cumpridos.
Esclareceu que a cessação de funções do antigo Director e a nomeação do actual é um processo normal de rotatividade de quadros e surge no âmbito da reestruturação que a instituição tem vindo a registar no quadro da nova filosofia governativa.