Sofala – (18/12/2014) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Delegação de Sofala, ofereceu 60 carteiras escolares aos alunos da Escola Secundária de Mafambisse, no distrito de Dondo, Província de Sofala, no centro do País.
A oferta, que se enquandra no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, foi entregue na tarde do dia 16 de Dezembro do ano em curso pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, num acto testumunhado pela população do Posto Administrativo de Mafambisse, entre professores, alunos e lideres comunitários.
O PCA do INSS referiu que o INSS decidiu oferecer carteiras escolares àquele estabelecimento de ensino por ter constatado a falta daquele mobiliário. As mesmas servirão para apetrechar as duas salas de aulas, o que vai permitir, segundo Francisco Mazoio, que os estudantes tenham conforto, o que contribuirá para a obtenção de melhores resultados.
Francisco Mazoio pediu para que aquele mobiliário escolar seja conservado da melhor forma para garantir a sua durabilidade, tendo, para efeito, solicitado a colaboração da direcção da escola e da comunidade local na sensibilização dos estudantes.
“Eduquemos os alunos para que saibam que as carteiras devem ser cuidadas e que as mesmas servem para o estudo e não para serem riscadas. Devemos cuidá-las bem para garantir a sua durabilidade. Esperemos que os futuros doutores e intelectuais sejam produzidos nestas carteiras escolares”, acrescentou.
A dado passo disse que o INSS continuará a levar à cabo as acções no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social.
O Director da Escola Secundária de Mafambisse, Marcelino Manganhe, intervindo no acto, agradeceu a iniciativa do INSS, tendo garantido que as carteiras escolares serão devidamente conservadas.
A Escola Secundária de Mafambisse lecciona de 8ª a 12ª classes, tendo matriculado para o presente ano lectivo, 5.541 alunos nos cursos diurno e nocturno.