Maputo – (18/08/2014) – Mais de 400 beneficiários de 82 novas empresas contribuintes do Sistema de Segurança Social Obrigatório foram recentemente cadastrados no Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO) na Delegação Provincial do INSS da Cidade de Maputo.
Com a entrada destes novos beneficiários, a capital do País passa a contar com um acumulado de 474.683 beneficiários já informatizados, e 19.440 contribuintes cadastrados no novo Sistema do INSS.
O número de trabalhadores inscritos no Sistema de Segurança Social Obrigatória tem vindo a crescer de forma considerável, não apenas na Cidade de Maputo, como também à escala nacional, fruto das palestras que têm sido levadas a cabo pelo Governo e os seus parceiros sociais, junto dos empregadores e dos trabalhadores, nas empresas e noutras unidades de produção, em que é sublinhada a importância de inscrever-se no Sistema, tendo em conta os benefícios sociais presentes e futuros oferecidos pelo INSS, tanto para os trabalhadores no activo e seus dependentes, bem como durante a reforma.
A Informatização e Modernização geral do INSS, em curso em todo o país, resultará na eliminação dos processos manuais com que a instituição vinha trabalhando na sua administração, bem como na garantia de melhores condições de gestão e de transparência do Sistema.
São prestações pagas pelo INSS, os subsídio de funeral, de internamento hospitalar, de maternidade, de doença e por morte, as pensões por velhice, por invalidez e de sobrevivência, bem como os abonos de velhice e de sobrevivência.