Easy to starts

Cumpra com os prazos

O incumprimento das obrigações relativas à Segurança Social é passível de multas. Cumpra com os deveres e com os prazos previstos na Lei.

Forum Support

Perguntas&respostas

Veja respostas para as suas questoes

Ver respostas

Great docs & support

Documentos

Veja as diversas publicacoes e documentos no nosso Portal

Ver documentos

HomeO INSSO SISSMO

Sobre o SISSMO

O que é o SISSMO?

É o novo Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique, criado no ano de 2011, no âmbito do Projecto de Modernização e Informatização.

 

 

Como é que foi criado?

O SISSMO foi idealizado para atender as reais necessidades da Segurança Social moçambicana. Irá substituir gradualmente o processo manual e o SOP - sistema actualmente em uso - que não atende as necessidades do INSS.

 

 

Quais são as principais características técnicas do SISSMO?

 

Integrado:

O aplicativo é segmentado em módulos, que estão, todos, sem excepção, integrados através de uma estrutura de dados implantada em Banco de Dados Relacional.

 

Seguro:

O módulo de "Controle de Acesso" foi projectado e construído tanto para garantir que somente usuários autorizados alcancem as funções do Sistema, dentro dos perfis e padrões definidos, como para proteger estas autorizações do alcance de agentes externos.

 

Baseado em Regras:

O Sistema foi projectado enfatizando o isolamento das regras de negócio dos demais componentes da solução. Desta forma mudanças ou adaptações nas regras não interferem com a estrutura do aplicativo.

 

Parametrizável:

Permite adequação do Sistema às regras do INSS. Os módulos dispõem de mecanismos para atribuição de valores (parametrização) às propriedades das regras. Desta forma a implantação ou a substituição de muito desses valores será feita pelos próprios usuários através de funções do sistema. 

 

Adaptável:

O Sistema foi projectado considerando que novas implementações se farão necessárias. Desta maneira, o aplicativo está preparado para quando surgirem estas demandas, possibilitar um acoplamento simples e eficaz. Esta facilidade permitirá que o sistema possa ser adequado sem maiores dificuldades.

 

O SISSMO é desenvolvido com tecnologia de última geração e para operação sobre plataforma moderna, completamente via INTERNET. Sustenta soluções simplificadoras para as actividades de trabalho de todos os actores envolvidos em sua operação.

 

 

Quais são os módulos do SISSMO?

O Sistema tem uma estrutura modular e os módulos previstos são:

 

Controle de Acesso:

Trata das questões de autenticação dos usuários no Sistema e da sua permissão às funcionalidades inerentes a cada perfil.

 

Parametrização:

Este módulo cuida do registo das regras que irão nortear o funcionamento do SISSMO.

 

Identificação:

Cuida da inscrição dos contribuintes e beneficiários no âmbito da Segurança Social.

 

Arrecadação:

Trata da captura das declarações dos contribuintes ao INSS, da emissão de guias correspondentes para pagamento na Banca e da informação aos contribuintes em falta com suas obrigações declaratórias.

 

Tesouraria:

Trata de registar o recebimento das guias de pagamento, proceder pagamentos aos beneficiários, realização da conciliação bancária e do interface com o sistema contabilístico. Trata ainda de prover o contribuinte com informações a respeito de seu comportamento junto a Segurança Social e de fazer a cobrança de primeira instância, das pendências financeiras.

 

Requerimentos:

Cuida do registo das solicitações dos diferentes agentes (contribuintes, beneficiários, etc) ao INSS.

 

Pagamentos:

Trata de prover os pagamentos devidos aos beneficiários a título de pensões e subsídios, através da Banca.

 

Auditoria Interna:

 Cuida de acompanhar os processos internos visando detectar e corrigir quaisquer (irregularidades ou anomalias).

 

Auditoria Externa:

Cuida de subsidiar a fiscalização com as faltas de pagamento dos contribuintes e apoiar a gestão da cobrança destas dívidas para o ressarcimento do INSS.

 

 

Quem são os executores do SISSMO?

O SISSMO tem como executores:

O INSS – através da participação dos técnicos de suas diversas áreas.

A TOPDOWN, empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência na área de software, certificada com CMMI nível 3 e MPS-BR nível C (certificação brasileira) e que utiliza as melhores práticas do mercado tanto de Engenharia de Software como de Gestão de Projectos, como atestam estas avaliações.

A TOPDOWN foi credenciada para esta missão em Moçambique, entre outros motivos, por ter desenvolvido o sistema PRISMA para a informatização do INSS do BRASIL.

A INTEGRAL, parceira da TOPDOWN no projecto, empresa brasileira também credenciada por prestação de serviços ao INSS do Brasil.

 

 

 Como é constituído o Projecto Geral do SISSMO?

O SISSMO é integrante de um Projecto maior – Disponibilização de Nova Solução de Informatização do INSS de Moçambique - que é composto por diversos outros projectos ditos complementares. A gestão do projecto foi assumida pela Direcção-Geral do INSS, que a dividiu em duas Coordenações: Coordenação de Negócios  e de Infra-estrutura , nas quais se acomodam os projectos componentes com suas estruturas e responsabilidades específicas.

A Coordenação de Negócios integra SISSMO receita, comunicações, migração dos pagamentos para benefícios; digitação das folhas de remunerações, limpeza de base de dados, adequação jurídica do SISSMO e atendimento aos contribuintes e beneficiários.

A Coordenação de Infra-estrutura compreende a datacenter, comunicações com AT (Autoridade Tributária de Moçambique), comunicações com a Banca, capacitação,helpdesk, certificação digital, portal e digitalização.

 

Quais são as fases de desenvolvimento do SISSMO?

O SISSMO segue os padrões internacionais recomendados para projectos desta envergadura. As fases contempladas são: Planeamento, Análise, Projecto, Construção e Testes, Homologação, Implantação e Pós-Implantação.

 

Quais são as acções complementares?

As acções complementares estão integradas no que se convencionou rotular de “Projectos Complementares”. São aqueles projectos que precisam ser executados para que o projecto SISSMO possa ter viabilidade, nomeadamente:

  • Comunicações:
  • Digitação das Folhas de Remuneração e Boletins de Inscrição;
  • Depuração das Bases de Dados;
  • Adequação Jurídica do SISSMO;
  • Atendimento aos contribuintes e beneficiários;
  • Datacenter;
  • Comunicações ATM (Autoridade Tributária de Moçambique);
  • Comunicações Banca;
  • Capacitação;
  • Helpdesk;
  • Certificação Digital
  • Portal;
  • Digitalização.

 

Quais são as vantagens do SISSMO?

 

O SISSMO proverá:

  • Incremento na qualidade das informações do INSS;
  • Aumento da velocidade na tramitação das informações;
  • Redução de custos operacionais;
  • Diminuição dos prazos de atendimento aos beneficiários;
  • Ampliação dos controles internos do INSS;
  • Modernização do trato administrativo/financeiro;
  • Diminuição da circulação de papéis;
  • Simplificação do relacionamento com os contribuintes e beneficiários

 

 

Quais são acções de capacitação dos funcionários do INSS previstas?

As acções de capacitação dos funcionários do INSS estão plasmadas num Acordo de Cooperação Brasil – Moçambique, que dispõe de recursos para sua viabilização. 

Algumas formações, a serem levadas pelas instituições brasileiras, nomeadamente o INSS e a Dataprev, são as seguintes:

 

Área Técnica:

Formação nas áreas de: Suporte, Rede de Comunicações, Banco de Dados e Técnicas de Desenvolvimento de Software

On-the-Job nas áreas de: Suporte, Rede de Comunicações, Banco de Dados e Técnicas de Desenvolvimento de Software

 

Área de Negócios:

Formação: Gestão de Mudança, Atendimento e Liderança, Comunicação.

Go to top