HomeNotíciasNão há Segurança Social sem contribuições

Não há Segurança Social sem contribuições

Panamá - (16/11/2016) - O Ministro da Economia e Finanças do Panamá, Iván Zarak defende que não há Segurança Social sem investimento, sem efectivas contribuições e sem respeito pelos direitos das pessoas.

 

Iván Zarak fez este pronunciamento no passado dia 14 de Novembro, durante a abertura do Forúm Mundial da Segurança Social, evento organizado pela Associação Internacional de Segurança Social (AISS), e que junta mais de mil participantes, entre ministros, administradores, directores e gestores superiores das organizações membro da AISS de todas as regiões do mundo.

 

Aquele governante mencionou ainda que a Segurança Social já vem consagrada na Declaração Universal dos Direitos  Humanos.

 

O Fórum Mundial, que este ano decorre sob o lema “transformando vidas e elevando sociedades”, é uma plataforma onde os gestores mundiais da Segurança Social a vários níveis discutem os assuntos mais preponderantes tendo em vista o desenvolvimento dos sistemas.

 

No evento, Moçambique faz-se representar por uma delegação chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, e que integra quadros do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança  Social (MITESS) e do Instituto Nacional de Segurança Social  (INSS).

 

Fazem parte da comitiva do nosso País, o Director Nacional de Planificação e Cooperação no MITESS, Emídio Mavila, o Auditor Não Administrador  no INSS, Américo Cassamo, o Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, o Director de Seguro Social, Aniano Tamele, a Delegada do INSS de Cabo Delgado, Rabia Abacar e a Chefe de Repartição Central de Prestações, Palmira Nguluve.  

 

No decurso do Fórum Mundial, realizou-se, no dia 15 de Novembro, a Assembleia Geral da AISS, que teve um dos pontos mais alto a votação para a emenda da constituição da organização, tendo o PCA do INSS, Francisco Mazoio, exercido o direito de voto em representação de Moçambique.

 

A AISS é composta pelas instituições e organismos que administram a Segurança Social na maioria dos países do mundo, incluindo todas as formas de protecção social obrigatória que, em virtude da legislação nacional ou de prática, são uma parte integrante dos sistemas de segurança social nacionais.

 

O  Fórum Mundial de Segurança Social termina na Sexta-feira, dia 18 de Novembro.

 

Go to top